COSGRAF: SUCESSO GRÁFICO NO INTERIOR DE SÃO PAULO



Sobre a Empresa

Inaugurada na cidade de Mineiros do Tietê em março de 1975, a COSGRAF chega aos seus 45 anos renovada. Somando experiência, credibilidade, e equipamentos de alta tecnologia ao treinamento e capacitação de seus profissionais, ocupa hoje uma área de nove mil metros quadrados e emprega colaboradores bem treinados, mantendo uma estrutura moderna para atender clientes de todo o interior de São Paulo e dos grandes centros urbanos.

O fundador Aristeu Adilson Costa Cruz, que atualmente ocupa o cargo de diretor administrativo, começou sua trajetória na indústria gráfica fazendo cartões de visita, blocos e serviços de tipografia em geral. Já havia nele o espirito empreendedor que o levava a procurar formas de oferecer um serviço inovador, e essa busca faz parte da história da COSGRAF, sendo até hoje uma de suas características mais marcantes.

Naquela época Aristeu operava uma impressora Minerva. A cidade possuia de seis a sete mil habitantes e nas lojas e empresas dos pequenos centros comerciais o papel carbono era bastante utilizado. Enxergando no papel autocopiativo a oportunidade de produzir talões que não sujassem as mãos, ele criou uma máquina para cortar este papel, até então disponível apenas em bobinas. Esta foi a primeira diferenciação que o levou a ganhar cada vez mais clientes na região.

Na decáda de 80, aproveitando a proximidade com a cidade de Jaú, importante centro calçadista do estado de São Paulo, a COSGRAF iniciou a produção de caixas de sapatos para as fábricas no entorno e investiu em sua primeira offset. "A gente mesmo ia construindo e consertando a máquina, na época era muito dificil o acesso a novas tecnologias. Por este motivo, até hoje tenho grande respeito por gráficas menores. Todos podem crescer" explica Aristeu.

A COSGRAF garante a qualidade de seus processos e produtos, através do auxílio de seus colaboradores, com a finalidade de realizar a melhoria contínua de seus negócios e satisfazer seus clientes

Responsabilidade Social

Contamos com total eficiência nos processos, baixo desperdício, reciclagem, tintas a base de óleo vegetal e impressões com tintas e vernizes especiais. Além da certificação ISSO 9001: 2008, investe constantemente em projetos de educação e preservação ambiental em parceria com a ONG Bicho do Mato, voltada a coleta de pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos.


Conduta e Ética

A ética no trabalho esta diretamente relacionada a honestidade, a empresa demonstra sua ética por meio de valores que cultiva e da cultura organizacional que dissemina. A ética profissional é um elemento que faz muita diferença na qualidade de vidas das pessoas no trabalho. Trabalhamos dia a dia na construção de um ambiente positivo, de cooperação e respeito mutuo entre nossos colaboradores para que os mesmos se tornem profissionais bem-sucedidos e pessoas melhores.


Direitos Trabalhistas

A Cosgraf segue rigorosamente as normas, as regras e os princípios fundamentais do Direito Trabalhista, visando melhores condições de trabalhado de acordo com as medidas de proteção que lhe se são destinadas.


Auditoria Frequentes de Clientes

Nosos principais clientes, executam auditorias frequentes, a fim de verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado, através da constatação de evidências objetivas e da identificação de não-conformidades, servindo como mecanismo de realimentação e aperfeiçoamento do sistema da qualidade.


Nossos Certificados

A Cosgraf possui certificação ISO 9001:2008 e investe constantemente em projetos de educação e preservação ambiental em parceria com a ONG Bicho do Mato, voltada à coleta de pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos. O tratameto de resíduos químicos é feito por uma empresa especializada e credenciada, responsável pelo descarte adequado. As aparas de papel são prensadas, amarradas e enviadas a empresas que promovem o destino correto do material às indústrias de reciclagem.

Selo
Selo
Selo


Empresa

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

No tocante á responsabilidade social e ambiental, as primeiras ações da COSGRAF partiram da indagação: "Como podemos colaborar para a construção de uma sociedade eticamente mais responsável?" Um programa de Gestão Responsável como parte de seu planejamento estratégico confirma seus valores e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Os funcionários, em sua grande maioria. profissionalizam-se na própria gráfica através de sua estrutura administrativa e tecnológica e contam com o PBCC (Plano de Benefícios ao Colaborador Cosgraf). A empresa é atenta também á satisfação de seus clientes e fornecedores.

Para a comunidade foram desenvolvidos projetos como o "Colaborador Solidário", que arrecada agasalhos para a população carente da região; "Distribuindo Alegria", para a coleta e doação de brinquedos ao bercário da cidade; "Tudo Limpinho", que leva produtos de higiene pessoal e limpeza a asilos; "Natal Solidário", para a organização da montagem de cestas de alimentos entregues a familias carentes; e "Empresa Solidária", que realiza doacões monetárias mensais a entidades filantrópicas.

Contamos com total eficiência nos processos, baixo desperdício, reciclagem, tintas a base de óleo vegetal e impressões com tintas e vernizes especiais. Além da certificação ISSO 9001: 2008, investe constantemente em projetos de educação e preservação ambiental.

Gerador Eólico
Planta
Campo

A Cosgraf conta com a Ouvidoria, um canal aberto para receber e apurar casos de descumprimento ao Código de Conduta e qualquer outro tipo de denúncia, inclusive as denúncias relacionadas ao descumprimento dos requisitos de nossas Certificações ISO 9001, ISO 14001 e FSC®. Atua também como um canal de diálogo para receber sugestões, críticas e elogios, apoiando a evolução de nossos processos e relações.